Blender é um programa de código aberto desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e entre outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine.
Criado por Ton Roosendaal em 1988 como uma aplicação para o estúdio holandês de animação NeoGeo Studio, hoje em dia ele compete contra programas como 3D Studio Max, ZBrush, Rhino3D e Maya, não deixando nada a desejar.
O formato padrão do Blender é o .blend, no entanto consegue ler e escrever em muitos outros formatos de arquivos, sendo eles renderizáveis, ou modelos tridimensionais.
Para baixar o programa é só clicar aqui.
Prós
- Modelagem, animação e renderização.
- Suporta vários formatos de vídeos: Audio Video Interleave (.avi), MPEG-2 (.dvd), MPEG-4 (.mp4) entre outros.
- 3ds Max file (3ds), Autodesk Drawing eXchange Format (.dxf) e LightWave (.lwo) são alguns exemplos das variedades de formatos que o Blender consegue abrir e exportar.
- É possível criar GIFs animados utilizando o Blender em conjunto com o Gimp. Modela-se e renderiza-se os quadros da animação, e em seguida as junta em sequência, usando o Gimp, e as salva como um único arquivo. Imagens para qual o Blender não dá suporte, podem ser conseguidas usando o mesmo método.
- Gratuito.
Contras
- Não tem.
Extras
Abaixo alguns sites onde é possível encontrar vários tutoriais e dicas para aprender a mexer no programa.
Blender Brasil
Forum Blender (em português)
Blender Art Magazine
CGCookie
Projeto Gooseberry
Veja abaixo o trailer.
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