Na 4ª edição falando sobre programas free, (as outras são sobre Gimp, Inkscape e Scribus) vamos abordar um que possibilita a criação de imagens tridimensionais.

Blender é um programa de código aberto desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e entre outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine.


Criado por Ton Roosendaal em 1988 como uma aplicação para o estúdio holandês de animação NeoGeo Studio, hoje em dia ele compete contra programas como 3D Studio Max, ZBrush, Rhino3D e Maya, não deixando nada a desejar.
O formato padrão do Blender é o .blend, no entanto consegue ler e escrever em muitos outros formatos de arquivos, sendo eles renderizáveis, ou modelos tridimensionais. 
Para baixar o programa é só clicar aqui.


Prós

  • Modelagem, animação e renderização.
  • Suporta vários formatos de vídeos: Audio Video Interleave (.avi),  MPEG-2 (.dvd), MPEG-4 (.mp4) entre outros. 
  • 3ds Max file (3ds), Autodesk Drawing eXchange Format (.dxf) e LightWave (.lwo) são alguns exemplos das variedades de formatos que o Blender consegue abrir e exportar. 
  • É possível criar GIFs animados utilizando o Blender em conjunto com o Gimp. Modela-se e renderiza-se os quadros da animação, e em seguida as junta em sequência, usando o Gimp, e as salva como um único arquivo. Imagens para qual o Blender não dá suporte, podem ser conseguidas usando o mesmo método.
  • Gratuito.

Contras

  • Não tem.

Extras

Abaixo alguns sites onde é possível encontrar vários tutoriais e dicas para aprender a mexer no programa.

Blender Brasil

Forum Blender (em português)

Blender Art Magazine

CGCookie


Projeto Gooseberry



É um longa-metragem de animação atualmente em produção utilizando o Blender, feito em conjunto com doze estúdios independentes espalhados pelo mundo entre eles o Brasil. A história vai acompanhar Michel a ovelha e seu desejo por ter uma vida interessante. A estréia está prevista para outubro de 2015.
Veja abaixo o trailer.

http://www.atmind.nl/?p=713
Proxima
Este é o post mais recente.
Anterior
Postagem mais antiga

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top