Depois de falar sobre programas free de tratamento de imagens (Gimp) e vetor (Inkscape) chegou a vez de um software feito especificamente para diagramação.
Criado em 2001, o Scribus possui recursos avançados de layout, similares aos encontrados no Adobe PageMaker, QuarkXPress e no Adobe InDesign.



Com ele é possível criar e produzir revistas, jornais, folhetos, livros, calendários, anúncios e outras peças gráficas, além de ter recursos avançados para montagem de materiais digitais animados e interativos como formulários, botões, senhas, campos entre outros.


O formato de arquivo usado no Scribus basea-se no XML (eXtensible Markup Language), sendo mais estável que de seus concorrentes. Documentos tipo OpenDocument podem ser importados, assim como RTF, Microsoft Word .doc, HTML (com algumas limitações em certos casos) e inúmeros formatos de imagens (PNG, JPG, etc). Exportados, pode-se ter PDF, EPS e SVG.

Para baixar o programa é só clicar aqui.



Prós 
  • É possível criar apresentações e formulários PDF animados e interativos, com suporte para campos, anotações, botões e marcadores.
  • O suporte a PDF inclui transparência, criptografia e uma grande quantidade das especificações do PDF 1.4 e X/3.
  • Suporta uma grande quantidade de formatos gráficos, além do SVG (vetorial), que pode ser incluído diretamente no documento e modificado dentro do próprio Scribus, sem necessidade de ficar importando e exportando.
  • Oferece recursos profissionais como CMYK, gerenciamento de perfis ICC e cores por separação (spot colors).
  • Em português.
  • Gratuito.


Contra
  • Necessita da instalação do programa Ghostscript 8.53 ou posterior, recomendado para a gestão de EPS (Encapsulated PostScript) e PS (PostScript).

Extras
Abaixo o link de um excelente e-book com todos os passo-a-passo para se trabalhar com o Scribus.




E neste outro tem vários tutoriais (em português) para se lidar com o programa.




Webgrafia

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top